Diferenças entre Cliente de Email local vs Webmail Online – Qual usar?

Embora concorde que os sites de Webmail como Gmail, Hotmail ou Yahoo tenham evoluído muito nos últimos anos, ainda existem motivos que me fazem preferir continuar usando um cliente de email local, ou seja, instalado no meu computador.

Vamos analisar quais são as diferenças e vantagens do cliente de e-mail desktop sobre uma versão web online.

Privacidade

Apesar da maioria dos serviços de webmail garantirem a sua privacidade, o provedor online armazena e tem acesso a toda sua conta. Resultado, se o governo ou um hacker conseguir acesso ao computador do provedor de webmail que você usa, então conseguirá ler todas as suas mensagens.

Cliente de Email local vs Webmail Online

Ao usar um cliente de e-mail instalado no seu computador, os provedores não irão armazenar suas mensagens nem terão acesso a elas. Tudo ficará guardado no seu próprio pc, garantindo assim um nível mais elevado de privacidade para você e seus correspondentes.

Diferenças de Acessibilidade – Ler Online e Offline

Clientes locais permitem ler as mensagens mesmo se você não estiver online. Assim, você sempre tem acesso aos seus e-mails desde que você estiveja em um computador com algum programa cliente de email instalado. Acessibilidade também entra em jogo quando os emails são corrompidos diretamente no provedor, se forem excluídos acidentalmente ou se o provedor de serviço online resolver deletar ou bloquear sua conta.

Por outro lado, os clientes web levam vantagem ao permitirem o acesso de qualquer lugar. Se estiver na estrada e quiser verificar seu email, pode-se simplesmente fazer login em sua conta usando o celular, tablet, etc.

Cópia de Segurança

Ter controle sobre o processo de backup é benéfico para muitos usuários com arquivos importantes. É possível fazer backup dos e-mails localmente, em rede ou remotamente. O problema com os provedores online é ter que aceitar a solução de backup fornecida por eles.

Vantagens das Extensões e Plugins

Clientes desktop podem instalar plug-ins e extensões personalizadas para os mais variados propósitos. Quer mudar a aparência do cliente? Existe uma extenção! Criptografar todos os seus emails? Também tem. Integrar um filtro de spam diferente? Sim, com certeza. No Webmail você fica restrito as opções do fornecedor.

Filtros avançados para suas mensagens

É possível criar filtros básicos na maioria dos clientes de e-mail Web. Mas quando se trata de opções avançadas, os clientes desktop fornecem mais versatilidade. Os filtros do Thunderbird, por exemplo, permitem o uso de combinações que a maioria dos serviços web não oferecem. Entre eles: filtrar automaticamente mensagens de correio electrônico de determinado remetente que excedem um tamanho específico, usar tags específicas e, até mesmo, responder automaticamente os emails prioritários.

Qual devo usar?

Se você tem mensagens e arquivos importantes que não podem ser vistos por outras pessoas, não pode se dar ao luxo de perder as mensagens ou quer usar filtros avançados para organizar seus e-mails, então use um cliente local como o Thunderbird. Caso suas mensagens não sejam tão importantes assim e você precise acessar sua conta de qualquer lugar, use um cliente Web.

4

Nenhum Comentário

Mostrar Respostas

Comentar